Teca Gondim

TECA GONDIM

Maria Thereza Pita Gondim (Teca Gondim), pianista, natural de Salvador / BA. Doutora em Piano pela Universidade do Alabama nos EUA (2006-2011), sob orientação de Amanda Penick. Filha e neta de músicos, foi cedo inciada ao piano por sua mãe, a pedagoga musical Nini Gondim, seguindo estudos com Carmem Mettig.

Ingressou na Escola de Música da UFBA aos 7 anos, onde estudou com Rioko Veiga, Pierre Close e Esther Cardoso. Também na UFBA graduou-se em piano com seu pai, Paulo Gondim, e fez mestrado em piano sob a orientação de Elizabeth Pinheiro e Diana Santiago.

Em 1995 ingressou como professora da Emus-UFBA na cadeira de Percepção Musical, lecionando também as matérias Piano, Literatura de Piano, 1ª Vista e Prática de Teclado, e Improvisação ao Piano. Escreveu o livro Teoria e Solfejo, adotado pela Oficina de Teoria da UFBA, da qual é coordenadora.

Como pianista, foi solista algumas vezes com a Orquesatra Sinfônica da UFBA, realizou recitais solo, e desde 1984 forma um duo com seu marido, o flautista Tota Portela. O duo tem realizado inúmeros recitais pelo Brasil e exterior, participado de diversos festivais, e gravado dois CDs: Fim de Trade e Catedral. Teca Gondim atua também no campo da música popular brasileira, tendo tocado com diversos artistas em shows e gravações.

A Profa. Dra. Maria Thereza Gondim pesquisa a obra pianística de sua avó paterna, a pianista e compositora Maria de Lourdes Gondim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário